sábado, 12 de julho de 2014

Entrevista - Marília Skraba idealizadora da marca Sundae Inc


Olá pessoinhas, tudo bem?
Fazia um tempo que eu não postava uma entrevista aqui no blog né? Pra compensar toda essa espera fizemos uma entrevista super especial com a Marília Skraba [curitibana/29 anos] idealizadora da Marca Sundae Inc [fundada em 2009]. Falamos sobre o estilo vintage/retrô, sobre sua marca que é especializada em peças dessa temática, desde acessórios, sapatos, vestidos, saias até roupas de banho. Essa também é a primeira entrevista em dupla que eu faço, o blog Menteflutuante retrô também entrevistou a Marília, só que focando sua carreira de pin-up model. Deixarei o link no final da entrevista pra vocês conferirem. Agora vamos lá a entrevista. :D


Quando começou a sua paixão pelo vintage/retrô?
Lembro-me de ser pré-adolescente e roubar a vitrola da minha mãe para escutar vinis dos Beatles, Elvis, Carpenters, e ficar encantada com o universo antigo que as musicas remetiam, mas a primeira peça que me fez mergulhar de cabeça na cultura retro foi uma Mini JukeBox que comprei quando fui fazer um intercâmbio fora do país. Nunca tinha visto nada assim aqui, trouxe na mala com todo carinho e ela virou o xodó da decoração do meu quarto por muito tempo, me inspirando a procurar mais e mais peças de decoração nesse estilo. Da decoração para a moda foi um processo natural, uma vez que se começa a pesquisar sobre as décadas de 40, 50,60 a paixão pelo universo como um todo é inevitável.

Quais são as suas maiores inspirações?
Com o acesso fácil à internet praticamente todo lugar serve pra achar inspirações. Eu particularmente gosto de seguir blogs que abordem a temática retro/vintage como um todo, blogs e páginas no facebook de decoração no tema e perfis de Pin Ups atuais como Idda van Munster, Sabina Kelley e claro Dita Von Teese. Prefiro me inspirar em personalidades atuais que personificam a cultura retro por me identificar mais com essa mescla do antigo e atual.
Sabina Kelley, Idda van Munster e Dita Von Teese.

Como nasceu a Sundae Inco?
A marca nasceu em 2009 depois de eu ter morado um tempo fora do Brasil. Eu levei um choque quando cheguei aos Estados Unidos e vi uma quantidade enorme de roupas e acessórios diferentes, peças com muita estampa que misturavam design retro com detalhes atuais. Achei tudo o máximo, enchi a mala com esses produtos, e quando voltei ao Brasil me frustrei por não encontrar nada assim para vender aqui. Dessas compras saíram a inspiração pra reproduzir algumas peças, que no início eram mais focadas no ramo das lingeries, comecei fazendo sutiãs e calcinhas com estampas diferentes e logo passei para os corseletes. Ao longo desses quase 6 anos fui evoluindo para todos os ramos do vestuário, sempre confeccionando as peças para ter uma exclusividade maior e para que a marca tenha meu toque pessoal. Como complemento adicionei as peças importadas para poder oferecer uma maior variedade aos clientes.  O sonho é continuar crescendo e chegar ao ponto de suprir moda masculina, feminina e decoração com a confecção própria da Sundae.
Foto dos modelos da nova coleção de maiôs e biquínis da Sundae Inc

Como você cria as suas coleções?
Como o material aqui no Brasil no ramo da estamparia é um pouco escasso eu parto sempre da pesquisa de estampas, vejo o que posso importar e o que tem disponível aqui e então crio em cima disso. Estampas são a minha verdadeira paixão, se eu pudesse por exemplo faria uma coleção inteira com desenhos de Flamingos, mas esses são os mais difíceis de achar hehe. Outro aspecto de minha criação é ouvir muito do que as clientes pedem, passei a fazer toda a moda praia com bojo, por exemplo, porque é um pedido muito frequente, e o formato das calcinhas hots pants também vai mudar a pedido do público. Acho muito importante prestar atenção nesse feedback, eu aprendo cada vez mais e as clientes ficam cada vez mais satisfeitas.

Foto de uma das peças da Sundae - Conjuntinho Vintage com temática Tiki e a famosa estampa de Flamingo <3

Se você pudesse voltar para uma década específica, qual seria esta?
Década de 50 com certeza absoluta!  Consigo me enxergar dirigindo um Chevrolet Bel Air na cor menta, usando aqueles pares de luvinhas brancas e um belo vestido rodado. Estaciono na minha casa de cerquinhas brancas e entro na minha cozinha, toda em tons pastel de rosa e verde. Coloco um avental, tomo uma soda crush pra me refrescar e vou preparar algo delicioso no meu fogão esmaltado que combina com o resto da minha cozinha. Tirando a parte em que a mulher não era inserida no mercado de trabalho, que é uma coisa básica hoje em dia, o restante do cenário estético é meu grande sonho de consumo!
Marília veste um dos vestidos da nova coleção da Sundae.

Quais são as suas dicas pra quem está ingressando no estilo retrô/vintage?
Muita pesquisa em primeiro lugar. Este universo é muito vasto, vai muito além de um vestido de bolinhas, e é essencial que haja um interesse em se informar e até mesmo estudar a história do estilo. Acho muito bacana também quando os iniciantes aceitam as dicas de quem já está há tempos inserido nesse meio, temos inúmeras Pin Ups e simpatizantes do “movimento” no Brasil que já fazem escola no assunto.

Fale um pouco sobre a nova coleção da Sundae.
No momento estamos lançando aos poucos vestidos e saias godê com muitas estampas e bastante volume, bem no estilo cinquentinha para as Pin Ups mais clássicas.  Outra novidade é a linha de casquetes e fascinators com um estilo bem lúdico, característico da marca, que deve ser lançada ao longo deste mês.  E já no forno estão os novos biquínis e maiôs para o verão 2015, neste ano apostaremos em um design bem clássico de maiô e os biquínis serão bem comportados, quase no estilo shortinho.
Um dos vestidos da marca
O que é retrô pra você?
Retrô é tudo aquilo que tem design inspirado em peças antigas de verdade, as peças vintage. Retrô pode ser uma réplica fiel de um objeto antigo, ou mesclar a imagem antiga com a tecnologia atual.  Na Sundae ,por exemplo, a grande maioria de nossas peças tem o corte e modelo igual á de uma roupa vintage dos anos 50,60, mas se caracteriza como retro por ser produzida nos dias de hoje e ainda faz uma releitura utilizando estampas e tecidos que só existem hoje em dia.

Quer saber mais sobre a Marília, o blog Menteflutuante da super querida Daise fez uma entrevista abordando o lado pin-up model dela, confira: http://bit.ly/1oRD9CQ

Quem quiser saber as novidades da Sundae Inc pode curtir a fanpage do facebook:
Ou acessar o site:
Lembrando que a pra quem é de SP a loja possuí um ateliê que atende com hora marcada em Guarulhos. 

Espero que tenham curtido a entrevista, vejo vocês no próximo post, MUÁ :*
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

vivicherry disse...

Adorei a entrevista com Marília Skraba, ela é lindíssima, e os produtos com certezas são maravilhosos e desejados por muitas, essa semana pirei com tantas cerejinhas lindas... Muito amor <3

Fernanda Doria disse...

Seu Blog é PERFEITO.
Sou apaixonada pelo estilo Vintage, e amo blogs com essa temática, cheia de dicas para nós admiradoras rs. Parabéns, to seguindo e não deixarei de te acompanhar <3

Meu Blog: www.vodkaescarpin.com.br