sábado, 1 de fevereiro de 2014

Manequins antigos usados como decoração


Há um tempinho atrás postei um desses bustos super fofos na fanpage e vi que muita gente curtiu e perguntou sobre onde encontrar e etc.
Pois bem, aqui no Brasil existe uma versão desse tipo de peça de decoração, são chamadas de "namoradeiras".

Segundo o blog Namoradeira e cia as namoradeiras estão associadas ao estilo de namoro rígido de antigamente, ou seja, era um namoro supervisionado pelos pais e a distância, normalmente a moça se situava na janela e o rapaz na rua (razão essa, do objeto ser utilizado na janela das residências).
Outra história é de que, as namoradeiras na verdade não eram de origem aristocrata. Eram mucamas, negras ou mestiças que, após a partida das sinhazinhas às suas casas (elas casavam e, consequentemente, morariam em sua própria residência) ficavam sós, esperando que alguém (seu futuro namorado, noivo, marido) as encontrasse na janela e as levasse para longe dali.
A  namoradeira é uma boneca geralmente grande e que só possui cabeça, ombros, braços e busto. Vestidos com decote no busto e lábios pintados. Um dos seus braços fica apoiado em uma superfície plana e o outro leva a mão ao rosto, em sinal de espera. Olhos sonhadores e apaixonados, rosto maquiado, brincos, pulseiras e colares bem notáveis. São as crioulas mais sensuais e carentes do nosso Brasil, segundo Soraya Souza e Jorge Alexandre, colunistas do blog. 
Mas voltando ao assunto dos bustos de pin-ups, bem a origem deles é um tanto que diferente.
Muitos desses bustos na verdade faziam parte dos manequins utilizados na vitrine de lojas nos anos 20/30/40. Alguns também eram usados como porta jóias, chapéus e etc, assim se tornando um objeto de decoração.
Os amantes da decoração vintage os adotaram, tenho visto cada vez mais fotos no Instagram, Tumblr entre outras redes sociais, de gente que tem em casa e é apaixonado por esse tipo de objeto. Acredito que quem trabalhe com a confecção das namoradeiras possa facilmente fazer uma versão pin-up. Mas pra quem deseja comprar uma versão original, podem encontrar essas belezuras em algumas lojas especializadas na venda de peças antigas no E-bay ou Etsy.

Separei alguns modelos que eu considero "super lindinhos", porque tem alguns que são um pouco assustadores... (é, eu tenho um certo medo de bonecas e manequins que tenham um ar sinistro na expressão) rsrs
E ai, teriam uma em casa como objeto de decoração?
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

vivicherry disse...

com certeza eu teria, fui em minas em 2011 e vi muitas, uma mais linda que a outra, não comprei pq tava sem carro, e seria muito difícil pra trazer. ainda compro uma...

Tati disse...

Awnnn são lindas mesmo Vivi <3

Tati disse...

Awnnn são lindas mesmo Vivi <3

Tati disse...

Awnnn são lindas mesmo Vivi <3

Letícia Vitoretti disse...

A indicação do seu blog está aqui, espero que goste!

http://retrockabillyzandolnv.blogspot.com.br/2014/02/indicacao-de-blogs-que-valem-sua-visita.html

Nicole Olive disse...

AMO namoradeiras e sempre digo que quando tiver minha cara terei uma, é lindo!

Grande beijo
umanoitemparis.blogspot.com

Bruna Carolina disse...

Essas fazem parte do meu sonho vintage literalmente! Acho demais os detalhes. São lindas *-*