quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Arte - As colagens de Gustavo Gontijo

   Oi gente, tudo bem com vocês?

          Bem, como todo mundo ja deve saber o Viva o retrô tem uma parte reservada para a arte e fotografia, e o post de hoje é super especial, pois se trata de um trabalho maravilhoso de um brasileiro e leitor do Viva o retrô. O Gustavo entrou em contato com a nossa página para nos apresentar seu trabalho e mais do que de pressa me encantei por sua arte e me senti na obrigação de compartilhar essa maravilha com vocês! Mas sem delongas, vou deixar que ele mesmo se apresente e conte um pouco de sua trajetória.

"Me chamo Gustavo Gontijo (22), sou estudante de publicidade e propaganda no centro universitário UNA, trabalho como diretor de arte em uma agência de publicidade, e nas minhas horas vagas, quando termino minhas demandas, costumo tirar um tempo pra criar uma colagem nova.
Minha paixão por essa técnica começou por volta de uns 2 anos, quando participei de uma oficina de colagem analógica desenvolvida por dois alunos de design da UEMG, desde então, meu encanto pelo processo de colagens e montagens veio crescendo sem parar.
Quando comecei meu primeiro estágio na área de criação, tive e oportunidade de aprimorar esse meu talento usando as ferramentas digitais, o que foi muito bom, pois a internet possui um vasto acervo de imagens que muito me agradam.
Quem conhece ou acompanha o meu trabalho (seja pelo face, insta ou tumblr) percebe a forte influência em minhas artes do retro, das fotografias antigas, dos atlas de anatomia e de botânica, e da forte presença de imagens geométricas como círculos coloridos ou triângulos. Outro traço predominante são os contornos brancos no rosto da imagem principal da arte.
Quando me perguntam de onde vem essa minha inspiração pra criar tais colagens, sempre respondo que ela é fruto da minha vivência, do meu cotidiano, da minha paixão por cinema, literatura, musica popular brasileira e francesa,  pelas minhas aulas de anatomia que tive quando fiz dois períodos de biomedicina, e pela diversidade imensa de flores que existem por ai.
que sinto na hora que começo a desenvolver uma colagem não da pra explicar muito bem, é um momento de êxtase, uma energia boa que me consome e martela dentro de mim dizendo: 'Vamos, abra uma página em branco e coloca pra fora tudo o que você está sentindo, é o seu momento de dar cor, forma, identidade pra tudo isso que se passa dentro de você; respeite o espaço em branco para não sufocá-lo, mas pelo amor de Deus, crie...' e assim por diante, vou criando minhas artes pra me libertar, pra me expressar e pra dar mais cor ao mundo."

Conheça a sua arte:

Tem mais presença em mim, o que me falta.’ 
 ‘Espero alegre a saída e espero nunca voltar.'
Trilogia das Cores.’
beijo proibido.’ 


Incrível a arte não? Espero que tenham gostado. 
Um beijo :*
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

vintagepri disse...

Adoro essas colagens! ^^ ... Amei seu blog e o conteúdo. Já estou seguindo! Aguardo uma visita sua :)

Beijos! xxx