segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Conheça a casa de Monteiro Lobato em Taubaté

Olá gente! Quanto tempo não posto nada né?
Estive em viagem durante esse feriado e fim de semana <3 Eu e minha família fomos a Taubaté visitar a minha querida madrinha e seu filho.

Dica pra vida, nunca viaje em um ferido prolongado se tiver que passar por estradas direcionadas a regiões praianas rs. Um percurso que demorava no máximo 1 hora e meia durou aproximadamente 3 horas de muito congestionamento. Sente só:
 Mas valeu muito a pena, afinal ja faziam mais de 10 anos que eu não via a minha madrinha e sua família, foi delicioso!

Aproveitei para levar a minha filha ao  sítio do Pica-Pau amarelo, dica do Alan (O filho da minha madrinha) e resolvi compartilhar com vocês as fotos, afinal é bem retrô. Quem estiver por lá recomendo uma visita. Além da casa em que  Monteiro Lobato residiu com seus objetos pessoais e as edições de seus livros originais e etc., o local tem uma área verde enorme, onde as crianças podem correr e brincar à vontade. O sítio também apresenta uma peça de teatro super divertida com os personagens mais famosos do sítio, como a boneca Emília, Dona Benta, Cuca entre outros. (Eu gostei bastante!)

"José Bento Renato Monteiro Lobato (Monteiro Lobato) nasceu em Taubaté em 18 de Abril de 1882 e foi um dos mais influentes escritores brasileiros. Os contos do Sítio do Pica-pau amarelo constituiram metade de suas obras literárias, a outra metade é feita de crônicas, artigos, críticas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance intitulado "O presidente negro".
Tradutor, formado em direito, foi promotor público até se tornar fazendeiro, após receber uma herança deixada por seu avô. Ao mudar seu estilo de vida começou a publicar pequenas histórias e contos nos jornais locais e revistas, contos esses que foram reunidos posteriormente no livro chamado Urupês.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis."

 Essas fotos abaixo são da casa que era de Monteiro Lobato em Taubaté
Cristaleira com objetos pessoais do escritor como por exemplo a pena para escrever com tinteiro, cálices,  máquina de escrever e etc...
 
Edições originais de seus livros e busto (cabeça???) de Monteiro.
Mesa que lhe pertenceu.
 Personagens do teatro (Essa menininha é a minha filha hehe)
 
Lá também tem esculturas dos personagens, mas são bem antigas e um tanto macabras rs.
 - Mãe, tem certeza que essa é a Emília? 
"Cuidado com a Cuca que a Cuca te pega! Te pega daqui, te pega de lá."
(Ela não estava com medo, foi só pose pra foto mesmo rs.)

Tema da Cuca na voz da saudosa Cássia Eller

E é isso, espero que tenham gostado. Vou terminar o post com a última frase do teatrinho do sítio, frase essa de Monteiro Lobato:

“Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira, mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum”
Monteiro Lobato

Beijos :***


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: