segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Entrevista - Juliana Lourenço

O estilo retrô parece ser algo raro por onde andamos, mas aqui no blog tenho o prazer de apresentar pessoas interessantíssimas que são apaixonadas pelo estilo e pelo universo retrô em questão. Essa é uma oportunidade também de trocar figurinhas, de se inspirar e de compartilhar essa paixão tão bonita pelo antigo e pela nostalgia das décadas passadas. 
Tive a honra de conhecer a Juliana Lourenço, uma fofa que tem um estilo único de ser, ela se inspira muito nas décadas de 60/70 e parece uma bonequinha Barbie da vida real. 
Além desse estilo peculiar a Ju tem uma marca de bolsas que leva o seu nome, onde a temática é o universo retrô. Johnny Cash, Elvira, Beatles entre outros são alguns dos muitos temas das peças de sua coleção.
Fizemos uma entrevista muito bacana com ela e é isso que vocês vão conferir a seguir:


-Como surgiu a sua paixão pelo retrô? 
Surgiu quando criança, eu via as revistas antigas da minha mãe, especificamente revistas das décadas de 60, 70 e ínicio de 80 e me apaixonei pelo universo.

- E a paixão pela customização e a confecção de bolsas e acessórios?
Desde criança eu fazia croquis de moda, e com 15 anos ganhei uma máquina de costura dos meus pais. Foi ai que comecei a fazer costumizações pra mim, e depois mais tarde com uns 18 anos começei a fazer bolsas e roupas pra mim e as pessoas começaram a pedir para fazer pra elas.


- No que você se inspira para criar as temáticas das sua bolsas? 
Eu me inspiro em culturas que eu amo, tais como rockabilly, western, folk, Mod, 60s e 70s.

E se você morreu de amores por essa bolsa, o Viva o retrô está com parceria com a Juliana Lourenço e estamos com um sorteio dela, só clicar no link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=588002957919056&set=a.478779788841374.127643.373552806030740&type=1&theater
 -Você se inspira em alguma diva do cinema/música/arte para compor o seu visual? Como você costuma criar os seus look?
Totalmente me inspiro nas minhas divas, que são Sharon Tate, Brigitte Bardot, Catherine Deneuve, Jane Fonda, Linda Vaughn , Joanna Pettet, Farah Fawcett e muitas outras Blondes Fatales das décadas de 60 e 70. Crio meus looks me baseando nessas divas. Vou criando e misturando várias referências que gosto e faço um croqui e vou atrás de tecidos que se adequem a tal modelo e eu mesma que costuro.


 Dolly Parton

Jenny Boyd

 Acho que essa foi inspirada na Sharon Tate <3
-Eu vi algumas fotos no teu álbum na qual você segura algumas bonecas Barbie e veste roupas semelhante a delas. Como surgiu essa paixão por bonecas? Nos fale um pouco mais da sua coleção.
Ganhei minha primeira Barbie em 1982, era uma Barbie ciclista, então desde os 2 anos de idade me apaixonei pela boneca mais sexy do mundo! Mas a Barbie nunca foi uma boneca muito acessível, eu ganhava Barbie e acessórios bem raramente dos meus pais, apenas em datas de aniversário e Natal. E essas eu tenho guardadas ainda! Mas a Mattel lançou uma coleção com as Barbies mais vendidas de todos os tempos, das decadas de 60, 70 e 80. Foi ai que pude realizar meu sonho de infância, de comprar algumas Barbies dos anos 80 de quando eu era criança e comprar as Barbies das décadas de 60 e 70 que são minhas décadas favoritas. Foi assim que comecei minha coleção. Faz uns 8 anos já.

 


- O que você mais gosta na cultura retrô (filmes, moda, música e etc)?
Amo os filmes, a moda, músicas, revistas, carros, brinquedos. E como colecionadora tento colecionar o máximo dessas coisas! Tenho revistas das décadas de 60 e 70, eu e meu marido temos um Ford de 1972 e pretendemos ter mais carros antigos. Tenho uma coleção enorme de filmes antigos. As músicas que ouvimos no nosso dia a dia também são dessas décadas citadas pois parece que elas nos levam pra esse tempo.
Conheça um pouco da decoração da casa da Ju:




- Se você pudesse voltar no tempo, pra qual década iria?
Te digo o ano...seria no ano de 1969. Foi o ano com os carros, cabelos, músicas e roupas mais lindas de todos os tempos. Me inspiro muito nesse ano que pega o final dos anos 60 e inicio dos anos 70 . É perfeito pra mim.

 Juliana, seu marido e o Ford 72.
-Você se veste assim (retrô) 24 horas por dia ou é algo determinado a ocasiões especiais?  No meu dia a dia sou bem anos 70, uso mais folk, western, calça boca de sino, bota country, franjas...agora pra ocasiões especiais e festas gosto de abusar mais da feminilidade dos anos 60 . Usando Bouffant Hair, muito rosa, muitos laços, rendas, sapatos de salto alto...bem femme fatale.

Quer saber mais sobre a Juliana Lourenço?
Acompanhe sua fanpage no facebook: https://www.facebook.com/pages/Juliana-Louren%C3%A7o/373552806030740?fref=ts

Espero que tenham gostado da entrevista.
Beijos e carinho Tati :*
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

P.S. Lucas disse...

Que linda ela, parece uma boneca! A casa também é muito bonita! Quero que minha casa seja assim também, um lugar único.

Abraços,

Jessie Macan disse...

As roupas iguais as da Barbie realmente ficaram muito legais!

http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/