terça-feira, 13 de agosto de 2013

Entrevista - Fernanda da Fille de Rockeur




A Fer (apelido carinhoso que dou para Fernanda) é a criadora da marca de customização de calçados  Fille de Rockeur
Os produtos são todos confeccionados à mão e o resultado é a exclusividade, carinho e dedicação extrema de cada produto.
Além disso ela ama o universo vintage e retrô e possui uma página bem parecida com o Viva, a "Me Joga na Parede, Me chama de Antiguinha"
Também possui uma página em prol dos gatinhos que leva o nome da sua gatinha de estimação "Katrina".
Não preciso dizer muito pra provar o quão interessante, talentosa e doce que é essa guria né?
Fizemos uma entrevista com ela super descontraída, o que você vai poder conferir logo abaixo.


-Como surgiu a sua paixão pelo retrô?

Sempre gostei desde menina, meu pai era fascinado por carros antigos, tenho inúmeras fotos sentadas em Maverick, Galaxie, Landau, Opala, entre outros... Acho que esta “inspiração” começou de muito cedo... Também sempre amei rock clássico, me deliciava com músicas de época e amava atrizes antigas do cinema, chamavam minha atenção pela delicadeza, sensibilidade e beleza.

Meu pai era cantor de banda de baile, cantava Frank Sinatra como ninguém... Então felizmente estava muito perto de tudo que envolvia a temática vintage...


- E a paixão pela customização e pintura?

Acho que sempre fui uma artista nata! Nunca cursei nenhum curso de desenho e com 4, 5 anos já desenhava muito acima das crianças da minha idade, me destacava. Com 09 anos já fazia retratos de pessoas, desenhava animais e pintava quadros. Com 12, 13 participava de eventos com caricaturas ao vivo e tinha paixão por quadrinhos. Também já fiz ilustração de livros e já possui um blog com histórias infantis junto com uma amiga. Para ser sincera, o desenho sempre fez parte da minha corrente sanguínea.

A ideia da customização em si surgiu em criar algo que fosse realmente diferente, que as meninas pudessem expressar toda sua individualidade de uma maneira marcante, sem forçar, naturalmente... Assim criei meu primeiro tênis, na brincadeira, postei a foto em uma rede social e consegui mais de 100 curtidas no primeiro trabalho, assustada com o retorno, fiquei pensando em um jeito de fazer isso virar profissão... Com isso criei a marca Fille de Rockeur e as suas sapatilhas diferenciadas, por serem básicas e por agradarem a maioria das clientes. Depois lancei os saltos retrô, e hoje os tênis, todos com motivos vintage, inspirados em cinema, quadrinhos, pop art, cantores da época, artistas de cinema...  Hoje cheguei à belíssima margem de mais de 200 modelos disponíveis, o que é um verdadeiro sucesso tendo em vista que comecei faz apenas um ano. A página é http://www.facebook.com/fillederockeur. O site www.fillederockeur.com.br
Hoje também possuo a página “Katrina”, onde divulgo tirinhas de minha gata preta de estimação, o dia a dia dela com seus companheiros de rua e de casa, e também ajudo com este trabalho algumas Ongs e Pet´s a conscientização sobre o mal trato aos animais, que infelizmente está tendo um nível alarmante no Brasil, criei a katrina mais para conscientizar as crianças sobre o carinho necessário ao animalzinho, ao respeito ao próximo, ao carinho sem nenhuma maldade. A criação foi em 10 de junho e graças a Deus já estamos com quase 4000 curtidas. A Katrina é um verdadeiro sucesso! http://www.facebook.com/katrinatirinhas



- Quais são suas inspirações para criar as temáticas de seu trabalho?

Acredite. Uso MUITO a ideia das meninas... Elas sempre me trazem inspiração em minha página pessoal do facebook, sempre postam desenhos, ideias de tênis, sapatos e sinceramente amo muito todo este carinho, a maioria dos meus trabalhos são criados por elas que gostam de verdade de me ajudar, de me dar dicas, de me fazer todo dia querer desenhar mais e mais. Alguns trabalhos eu faço porque eu gosto, adoro filmes antigos, atrizes de cinema antigo entre outros.

Mas nada impede que a Fille de Rockeur crie algo com temática Geek, com temática gamer´s, com temática infantil, com estilo patricinha, menina, moleca! Estou aqui para agradar todos que curtem meu trabalho! Todos mesmo! Afinal com os tênis consegui também abranger o público masculino, o logotipo de criação da designer e amiga Maria Fernanda Ikeda também deu um diferencial sensacional a minha marca, afinal quem não gostaria de ter o General Lee em seus pés?


 - O que você mais gosta na cultura retrô (filmes, moda, música e etc)?

Eu possuo a página “Me joga na parede me chama de antiguinha”, criei mais para divulgar a Fille de Rockeur, depois com o tempo as meninas foram curtindo, compartilhando e hoje uso a página para divulgar fotografias vintage, estilo rockabilly, pin´up, carros antigos, filmes antigos, tatuagens eventos no Brasil todo com a temática Rockabilly... Além claro, de divulgar meu trabalho.

Gosto muito de filmes antigos, sou completamente apaixonada pelo Marlon Brando, James Dean, Charles Chaplin, entre outros... Gosto demais de Francis Ford Copolla, Orson Welles, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Martin Scorsese, Federico Felline, etc.

Também sou apaixonada por Marilyn Monroe, Elvis Presley, Susan Hayward, Claudia Cardinale, Louise Brooks, Marlene Dietrich, Diana Dors, Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Natalie Wood, Ingrid Bergman, Gene Tierney, Grace Kelly, Doris Day, Hedy Lamarr, Brigitte Bardot, Audrey Hepburn, Ava Gardner, Betty Davis… Cada uma com seu estilo delicado, irreverente e marcante.

Sempre fui fascinada por Rock Clássico, gosto demais de Bee Gees, Carpenters, Beatles, Queen, The Cranberries, Creedence, Ramones, Iggy Pop, Nazareth, Billy Idol... Nossa, tem muita coisa boa que eu gosto. Ou seja, eu gosto de música boa, de qualidade!

A moda em si abrange tantas vertentes... Adoro moda, desenho moda! E em breve estarei estudando moda... Acho que moda em si não adianta nada apenas gostar, também tem que ter bom gosto, saber unir peças, saber combinar, saber não sair do estilo e agradar os olhos de quem vê, enfim, eu curto Rockabilly, porém também adoro o estilo Cheesecake, Classic Hollywood, Tiki, Western e Navy, só não gosto de nada exagerado, forçado, agressivo, vulgar! Cada mulher é linda da sua própria maneira.



 - Quais são os seus hobbies?

Eu gosto de desenhar!!! Meu hobby, minha vida, meu trabalho, meu sentido é desenhar!! Não consigo me ver fazendo nada diferente, nada além disso... Quando encontramos o prazer em algo, dificilmente encontramos prazer e felicidade em outra coisa que não seja naquela. Concorda?

Eu também adoro eventos de carros antigos, amo ler bons livros, adoro curtir um Rock em um ambiente bacana, acho que é isso, eu gosto de ser feliz, sem falar mal do trabalho de ninguém, sem querer ser melhor que ninguém, ter a minha vida tranquila e em paz. Acho que é bem por aí. Meu marido possui uma banda de Rock e eu também adoro acompanhar... estar presente.



 - Se você pudesse voltar no tempo, pra qual década iria?

Pergunta interessante, eu sempre falo que “nasci na época errada”, acho que se fosse viver uma outra época, gostaria de ter nascido em 1960, acho que é sinceramente a época que tem mais a ver com meu estilo, meu jeito de ser e ver as coisas. O ano de “nascimento” de várias bandas que eu realmente amo e admiro, onde a música no mundo deu um verdadeiro passo para o Rock. Onde também houve o lançamento dos meus amados diretores do cinema como Federico Felline e sua “La Dolce Vitta” e Stanley Kubrick com “Dr. Strangelove”. Também onde a linda Brigitte Bardot reinou como símbolo sexual da década e Audrey Hepburn estrelou “Breakfast at Tiffany's”, a nossa famosa Bonequinha de Luxo. Onde também ocorreram fatos históricos como o primeiro homem a pisar na Lua e a morte de minha diva Marilyn Monroe... Enfim, acho que os anos 60 é definitivamente a década que mais gosto.




- Você segue o estilo retrô no seu dia-a-dia?

Sim. Eu uso o estilo no meu dia a dia, as vezes com um simples acessório outras com o look completo, possuo muitas peças no estilo, muitos acessórios e estou sempre comprando algo diferente ou ganhando novas peças de presente das meninas que me seguem e gostam de mim, ou seja, sempre tenho vestidos lindos, saias, casacos, bandanas, muitas bolsas, acessórios de cabelo, muita maquiagem (amo maquiagem!), muitos sapatos, em preferencial as sapatilhas pois são confortáveis e básicas, mas também possuo saltos, só não gosto de sandálias... Enfim, adoro estar todo dia com uma carinha retrô, não consigo sair de casa sem ter o estilo, acostumei a usar, acho que é bonito, todo mundo gosta, acha diferente...

- Defina o que é retrô pra você.
Retrô é o antigo, é o que se foi... Trazer o passado inesquecível para seu estilo de vida. Sem forçar, naturalmente... Fazer com que o retrô seja importante para você, sentir uma época que não foi vivida, gostar do que está vestindo, gostar do que está sendo cantado ou sendo falado, gostar de mobília antiga, de carro antigo, de música antiga, gostar de conversar sobre algo que já se foi... Ser apenas você!

Não tem necessidade de sair inteira vestida como o século passado, apenas usando algum acessório, alguma tendência vintage, já fica bonito, clássico. Não mude o que você é, seja você sempre, se gosta do vintage mas não gosta de roupa de época, use apenas o que você goste. Autenticidade também é bacana, chama atenção e não força a sua própria barra.


-Existe mais alguma coisa que você queira acrescentar na entrevista?
Claro que sim! Primeiramente gostaria de agradecer o carinho em me abrir espaço para falar sobre meu trabalho e também sobre meu estilo, como nunca respondi nenhuma entrevista neste peso, em um site tão conhecido, espero de verdade que tenham gostado e que meu trabalho esteja agradando a todos. Muito obrigada pelo carinho, estima e consideração. Adoro o Viva o Retrô e agradeço você por estar lendo esta entrevista. Obrigada.

=)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: