quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A amizade nos dias de hoje

Muita gente tem uma visão romantizada da amizade, assim como tem do amor. Os filmes e os livros de ficção acabam fazendo desta, uma coisa comum, onde você encontra em qualquer lugar, onde é fácil conhecer a amizade da sua vida, e depois de um dia de conversa esse "amigo" é capaz de dar a vida dele para salvar a sua.
Mas não, não é assim, parem de se alienar, isso pra mim chega a ser ficção científica.
Falar "meu amigo" é quase dizer "eu te amo" e exatamente por isso esse tipo de frase/sentimento/afirmação está banalizado, afinal o que essa geração entende de amor ou de preceitos que sucedem a amizade?

Mallu Moraes tem uma frase interessante sobre isso
"Nunca confunda sinceridade com grosseria,
falsidade com educação e amigos com colegas."

Eu tenho orgulho de dizer que posso contar meus amigos nos dedos de apenas uma mão. Quantidade realmente não é importante quando se trata de amizade. Nada te impede do "coleguismo" de interagir e se divertir com as pessoas e até bater papos mais profundos com eles, caso contrário da a impressão de que você é extremamente anti-social ou um sociopata.

Mas o amigo é aquele que pouco se importa se você vai gostar ou não do que ele vai dizer, mas diz para o seu bem. Ele é aquele que tenta entender os seus motivos e mesmo não entendendo te perdoa. Amigo é fiel, não sai falando por ai de você, amigo é praticamente família e família é eterna.
É desse tipo de amizade que estou falando, então me pergunto:
Como é que raios essas pessoas em rede sociais dizem ter tantos amigos? Será que elas foram tão sortudas de encontrar esses seres quase que mitológicos nessa quantidade tão  absurda? Ou será que elas não entendem o que significa a amizade?

Não cara, o ser humano é egoísta e mesquinho demais para ser esse amigo dos filmes, e se você tiver a sorte de encontrar um, segure-o, valorize-o, ame-o. Olha bem pro mundo em que vivemos, guerras por egos e poder, mentiras, gente que só pensa no status, pessoas que vivem para destruir outras... E no meio disso tudo a pergunta que fica é:
Será que ainda da pra confiar na amizade?

Provavelmente 90% das pessoas que estão lendo esse texto ja se decepcionaram com alguma amizade e bem provavelmente eu bati o recorde, porque ja me decepcionei com praticamente todos a minha volta e isso me fez uma pessoa a cada dia mais seletiva quando se trata de confiar e principalmente nomear uma pessoa de amiga, ou seja, eu sou expert. ;)

Então a dica que eu deixo pra você identificar um amigo verdadeiro é

-Siga o seu coração e intuição. Se por mais que a pessoa pareça perfeita o seu coração ficar apertado e a intuição alertando-o que há alguma coisa errada, pode ter certeza de que esse não é um amigo pra você. (A intuição e o coração nunca erram)

-Veja como este se comporta com os demais "amigos". Pessoas que tem o hábito de falar mal dos outros pra você, tem grandes chances de falar mal de você para os outros.

-Seja sincero e veja a reação dele. Sinceridade doí, mas para ser um amigo verdadeiro a sinceridade deve prevalecer, diga o que ele precisa ouvir, não o que ele quer ouvir e observe a sua reação e se essa atitude é reciproca.

-Veja a reação dele quando você passar por algum momento de dificuldade. Não há momento melhor para se conhecer um amigo de verdade do que nessas horas.

-Não desista! Acho que assim como todos temos o direito de encontrar o amor de nossas vidas, também temos o direito de encontrar a nossa amizade de filme. É importante se deixar aberto a conhecer novas pessoas/lugares para de fato identificar um amigo pra vida inteira.


"Desentendimentos não afastam os verdadeiros amigos, bons momentos jamais sustentam os falsos."
Leo Cruz

A autora desse texto acha que amizade é praticamente um unicórnio mágico.


Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Anônimo disse...

Se acha que rede social não é lugar para construir amizades, vá para a casa do caralho então.

Anônimo disse...

Se acha que rede social não é lugar para construir amizades, vá para a casa do caralho então.

Tati Gadani - Viva o retrô disse...

Sinto muito pela sua incapacidade de interpretação de texto.

Anônimo disse...

Nossa eu adorava vocês, mas lendo esse texto percebo que a cabeça de vocês é um NADA, parecem adolescentes... Ridículos.

Anônimo disse...

eu entendo, adorei o texto, parabes! hj em dia as pessoas trocam amigos por dinheiro ou beneficio proprio, axxo muito triste isso.. nao eh coisa de gnte com deus no coração.

Anônimo disse...

Adorei o texto, tenho 15 anos e me identifiquei muito, amizade hoje em dia é uma fada que te acompanha ao dormir.
Agora eu vou ouvir Katty Perry.
Sucesso!

Tati Gadani - Viva o retrô disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Escreve um livro.

Natalia Xavier disse...

Já viu aquele filme "Conta Comigo"? Ele é um clássico da sessão da tarde, e pra mim ele mostra a amizade de uma maneira genial.

Acho que a mais pura amizade é aquela da infância. E nem sempre quando vc cresce junto com seu amigo, essa amizade se mantém a mesma. Acho que a fase adulta destrói um pouco isso.

Na vdd hj a gnt tem uma banalização de tudo, inclusive do amor e da amizade, e isso é bem exposto nas redes sociais, rs. Mas, é bom saber que existe sim a essência da coisa, e quem tem amigos que sabem que dá pra chamar de amigos, é uma pessoa de mta sorte =)

Fiz um post há um tempo sobre o filme. Qdo tiver tempo, dá uma olhada: http://lamatinee.com/2011/03/16/conta-comigo-1986/

Bjs =*

Anônimo disse...

Pior são aqueles que se fazem de amigos mas no fundo são uns interesseiros e gananciosos. Aquele tipo de "amigo" que usa as pessoas.

Anônimo disse...

Achei que o blog era sobre o universo vintage e retrô, e não sobre lições de moral.

Anônimo disse...

Blá, blá! amizade ñ existe e nem existirá! só um bando de interesseiros fdp! Nunca tive um amigo verdadeiro(gente) e nem quero! sou feliz com meu dinheiro e meus cachorros! meu coração só é aberto para eles.

Herica Rodrigues da Silva disse...

Adorei o texto. Concordo com tudo, e digo mais, muitos destes anônimos que estão criticando, certamente são pessoas que não são capazes de serem amigos. Além do mais, existem casos de pessoas que se fazem de amigos, mas adoram fazer perfis fakes, comentários anônimos, como os que tivemos aqui, para diminuir os "amigos", fazendo destes vitimas de bullying.
E para quem disse que o blog era sobre vintage-retrô, saiba que neste contexto amizade é sim, algo considerado de outros tempos. Triste é saber que tem gente que prefere dinheiro a um amigo verdadeiro. Não poder contar com alguém que cuide de seus animais caso aconteça algo à vc, é devastador, não acham?

Tati disse...

Herica <3 Obrigada por comentar, você é uma fofa. E concordo com tudo o que disse. Beijos :*