sábado, 20 de julho de 2013

Dicionário retrô- O estilista de Marilyn Monroe William Travilla

William Travilla, mais conhecido como "Travilla" foi um estilista/figurinista renomado de Hollywood, muito conhecido por vestir Marilyn Monroe em oito de seus filmes.
Começou sua carreira em 1941 em vários filmes "B" até que ele ganhou um Oscar em 1949 para o Errol Flynn espadachim no filme Adventures of Don Juan, foi quando sua carreira deslanchou.  
Em 1951 desenhou os figurinos no já clássico conto sci-fi da moralidade O dia em que a Terra Parou , em seguida, fechou um contrato com a Twentieth Century-Fox , onde seus créditos incluem Viva Zapata! 
Era amigo íntimo de marilyn Monroe e entre os figurinos criados para a musa estão os do filme Don't bother to Knock, Gentlemen Prefer Blondes, The Seven Year Itch (Ele que criou o famoso vestido esvoaçante da bela), How to Marry a Millionaire, There's no business like show business entre outros.
Marilyn Monroe com William Travilla, durante o teste de figurino de Gentlemen Prefer Blondes, 1953.

No final de 1970, Travilla começou a trabalhar principalmente na televisão. Um de seus projetos mais amplamente vistos dos últimos dias foi para a série de tv Os Pássaros Feridos de 1983.  
Travilla foi indicado para prêmios Emmy sete vezes por seu trabalho na televisão.
 Foto da mini-série Os pássaros feridos (Em um próximo post falo da polêmica dessa série)

A lenda morreu em 2 de novembro de 1990, em Los Angeles, Califórnia , de câncer de pulmão.
 
Uma exposição da coleção pessoal de William Travilla começou uma turnê mundial em 2008. O show começou na Inglaterra, em seguida, veio para Los Angeles e em 2009 para Palm Springs, Califórnia. A coleção inclui vestidos usados ​​por Marilyn Monroe, Dionne Warwick , Whitney Houston , Faye Dunaway , Judy Garland , Sharon Tate , Jane Russell , Betty Grable , Lana Turner , Diahann Carroll , Susan Hayward , Loretta Young , Joanne Woodward , Barbara Stanwyck e muitos outras mulheres no cinema e da televisão, bem como o seu Oscar , padrões, costura e artefatos de de seus figurinos.

Abaixo alguns croquis e figurinos de seu legado
Figurino usado por Marilyn Monroe em There's no business like show business
O famoso vestido de Marilyn em O pecado mora ao lado

 Aqui uma cena do filme usando o figurino
Os homens preferem as loiras
Costume design para a série Os pássaros Feridos
Para Loretta Young

 Vestido especial pedido por Marilyn Monroe
Para Gentlemen Prefer Blondes 


Comentários
0 Comentários