quarta-feira, 19 de junho de 2013

Parabéns Chico Buarque

Hoje é aniversário de um dos maiores nomes da MPB, Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque). Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda, Chico começou a carreira em 1962 aos 18 anos, escrevendo livros. Em 1966 lançou sua carreira de cantor e compositor vencendo o Festival de Música Popular Brasileira com a música A Banda. 
Socialista declarado, Ameaçado pelo regime militar, esteve auto-exilado na Itália em 1969, onde chegou a fazer espetáculos com Toquinho. Nessa época compôs as canções Apesar de você e Cálice proibidas pela censura brasileira. 
Chico esbanja inteligência, charme e sagacidade impostos em suas músicas, que conquistam não só o coração das mulheres, mas que inspiram e abrem os olhos da sociedade sobre épocas tão turbulentas. Diria que em tempos "revolúcionarios" do Brasil atual, as músicas do Chico caem como uma luva, sem envelhecer o seu antigo propósito: Menos opressão, liberdade e respeito aos cidadãos brasileiros.

Parabéns Chico!

TOP 10 Chico Buarque

Foi muito difícil de escolher as melhores músicas do Chico, dado que todas são muito boas. Então eu e o Rodrigo resolvemos fazer um TOP 10 Chico Buarque.

1º Construção
2º Apesar de você
 3º Cálice
4º Futuros amantes
5º Roda Viva
6º Cotidiano
7º João e Maria
8º Meu caro amigo
9º  Vai passar
10º  Bandolim (Composição de Chico Buarque)

Por Tati Gadani e Rodrigo Vennino.
Comentários
0 Comentários