segunda-feira, 3 de junho de 2013

Diferença entre Fascinator, Casquete e Voilette.

Sim, eles se parecem muito e muita gente generaliza os chamando de Fascinator e fim. Mas na verdade cada modelo tem um nome específico, o que vou explicar pra vocês nesse post. Mas primeiro vamos saber um pouco mais da história de cada um deles.

Voilette
Usado como proteção contra o sol e a poeira entre 1910 e 1940, o voilette (pronuncie “voalete”) é um acessório francês. Apesar de haver registros do uso desse adereço no século XVII, usar voilette hoje é opção apenas para as mais modernas e ousadas. Antigamente o voilette era um adereço restrito ao dia. Hoje, não existe horário para esbanjar charme com esse acessório.
Características:
A voilette é aquele véu que cobre o rosto, parte dele ou apenas um detalhe do véu envolvendo uma pequena parte da cabeça. O véu sempre aparece em conjunto com um chapéu, ou qualquer outro acessório de cabeça, até mesmo fixado no penteado.

Inpire-se
Keira Knightley
 Dita Von Teese
 
Katy Perry 

Casquete
O Casquete foi uma peça criada no pós-guerra na década de 40. Naquele tempo não se tinha mais matéria-prima para fazer chapéus inteiros, então a moda se reinventou e o Facinator nasceu.
Características:
Tem quem jure de pés juntos que a casquete não passa de um fascinator. E não está errado dizer que sim, porém tecnicamente falando a casquete é quase como um pequeno chapéu, mesmo com tantos ornamentos subindo pela cabeça. 
Inpire-se
 Princesa Kate
 Dita Von Teese
Helena Bonham Carter

Fascinator
Os Fascinators são acessórios decorativos e geralmente utilizam penas como o material de base para a confecção. As penas têm adornado as chapelarias dos cerimoniais gregos e romanos, passando para os chapéus dos grandes cortesãos na idade média  e os chapéus militares da atualidade. No tempo de Henrique VIII e Elizabeth I (Século XVI - XVII) as penas eram modestas, e geralmente combinavam com jóias e pedras preciosas em chapéus ou gorros.
Características:
Na técnica o fascinator é apenas um adorno de cabelo feito de plumas, penas e pedrarias. Mesmo tendo esta teoria, quando nos deparamos com uma casquete forrada de flores que acrescentam muitos centímetros à estatura, eis que surge um novo tipo de fascinator.
Inpire-se
 Kate
 Esse é tão lindo *-*
Bernie Dexter

E tem também o Mix que é -  Chapéu/ fascinator/ casquete/ voilette, tudo junto e misturado, usados pelas fashionistas de plantão como Sarah Jessica Parker, Lady Gaga entre outras. ;)
*Fonte: Petiscos
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Marinara Leão disse...

Muito legal saber a diferença de cada um. Até já escolhi o meu predileto e fiquei imaginando com um vestido lindo rsrs. Super demais o blog!

Viva o retrô disse...

Obrigada <3 Eu gosto tanto de todos que fico com o Mix rs <3 Muito amor! Beijos

Mell Magalhães disse...

quero/vou casar de voilette!! *-*
MA RA VI LHO SOOOOO!