sexta-feira, 8 de março de 2013

Top 6: Filmes sobre Loucura e outros transtornos mentais

Não sei se todo mundo daqui sabe, mas eu tenho uma paixão arrebatadora por psicologia e pretendo me formar na área. E como a 7º arte também se enquadra como uma das minhas grandes paixões, pensei em unir esses dois temas, fazendo uma pequena lista de filmes que abordam o assunto. 

Top 6 Filmes sobre loucura e outros transtornos:


6. O Solista
 
Drama baseado na história real do talentoso músico Nathaniel Ayers que desenvolveu esquizofrenia quando cursava o seu segundo ano na faculdade de "Artes Performáticas" em Nova York.
Ayers no entanto acabou se tornando um sem- teto nas ruas de Los Angeles, onde toca violino.


 
Jack interpretado por Edward Norton é um executivo que trabalha como investigador de seguros de uma grande montadora de automóveis.
Ele tem uma vida confortavel mas sua loucura esta se tornando progressiva e para driblar suas crises de insônia, extravasa sua ansiedade em sessões de terapia grupal, ao lado de gente com câncer, tuberculose e outras doenças, pois é só no meio de moribundos que Jack se sente vivo e assim consegue dormir.
Sua alegria só é interrompida pela chegada de Marla Singer uma viciada em heroína com idéia fixa de suicídio.
Repentinamente entra na sua vida Tyler Durden (Brad Pitt) um cara ainda mais maluco que Jack. Eles se conhecem em um vôo e mal se falam, mas quando o apartamento de Jack explode misteriosamente ele vai morar com Tyler, que vive em uma mansão caindo aos pedaços. Tyler lhe oferece uma perigosa alternativa: por à prova seu instinto animalesco em combates corporais. Assim nasce o clube da luta.

4. Um sonho dentro de um sonho 
 
Anthony Hopkins interpreta um ator e roteirista chamado Felix Bonhoeffer no filme o cara sempre levou sua vida em dois estados de existência – a realidade e seu mundo interior.
No desenrolar do drama o ator está trabalhando em um roteiro de suspense, até que se surpreende quando seus personagens começam a aparecer repentinamente em sua vida.
Sem perceber que seu cérebro está à beira da loucura, ele se envolve cada vez mais na mistura entre seus sonhos e sua vida real. 

3. Donnie Darko
 
A história se desenrola em uma atmosfera sombria do fim dos anos 80, em uma pequena cidade claramente dividida entre liberais e conservadores. Nesse turbilhão se encontra Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), um garoto considerado problemático com alguns traços de esquizofrenia (assim caracterizado pela psiquiatra que ele frequenta, Ms. Thurman). Em uma noite, um coelho monstro gigante acorda Donnie, salvando sua vida, pois, repentinamente, um motor de avião despenca do céu caindo exatamente na cama de Donnie. O coelho monstro gigante ainda profetiza que o mundo irá se acabar dentro de pouco tempo, este mundo, Donnie entenderá ser o mundo pessoal dele. Donnie se mostra dividido entre a realidade e suas alucinações, junto a isso, muitos questionamentos sobre o sentido da vida e, principalmente, da morte.
 


2. Janela secreta
 
Mort Rainey (Johnny Depp) é um escritor em crise, que acaba de se separar de sua esposa (Maria Bello) após tê-la flagrado com outro homem. Mort decide se isolar em uma cabana à beira do lago Tashmore, em busca de tranquilidade. Porém lá aparece John Shooter (John Turturro), que começa a atormentá-lo ao acusá-lo seguidamente de plágio. Não vou contar a patologia psicológica do filme pra não estragar o desfecho, mas pra quem gosta, é um filme pra se refletir muito no final. ;)
 
 










1. Garota interrompida
 
Winona Ryder interpreta uma garota que vai parar num hospital psiquiátrico em plenos anos 60, onde termina por fazer amizade com outras internadas. Com Angelina Jolie e Whoopi Goldberg. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" - uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas.  











Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: