domingo, 17 de março de 2013

Sessão da Tati - Mrs Henderson Presents

E esse foi o meu filme desse domingo chuvoso <3 Super "foufo"

Mrs Henderson Presents - 2005
O filme conta a história da recente viúva Sra. Henderson (Judi Dench - sim, a chefe  atual do 007) ela fica totalmente deslocada ao não encontrar um passatempo ou algo que ela possa fazer para suprir a falta que o marido lhe faz. Sua melhor amiga indica costura, tricot, compras e até amantes, mas nada faz sua cabeça, até que ela passa por um teatro à venda e resolve compra-lo. O filme é baseado na história real do Teatro Windmill em Londres (O Teatro Windmill ou moinho de vento permanece conhecido até hoje por seus nus tableaux vivants , que começaram em 1932 e durou até sua reversão ao cinema em 1964).
No inicio os espetáculos eram um sucesso, mas com o tempo as outras casas de shows passaram a copiar os seus números fazendo com que eles entrassem a beira da falência. Foi quando a Sra. Henderson teve a brilhante idéia de inovar usando o nudismo como atração única, ja que apenas o Moulin Rouge em Paris fazia esse tipo de espetáculo "burlesco", algo que não era comum na Inglaterra. Apesar da censura e de algumas proibições, tudo ocorreu bem e o show se tornou um sucesso. O drama começa quando Hitler invade a França e na sequência invade a Inglaterra, tornando o clima tenso e perigoso (creio eu, que algumas das cenas de guerra são reais). Não vou contar o final, mas o filme é de uma leveza sem tamanho, dado em conta de que o nosso "casal" de protagonistas ja se encontram na terceira idade, o que é fofo e inusitado, a nudez é incrivelmente artística, não vi absolutamente nada erótico, achei incrível a forma com que ela foi retratada. Sempre me interessei pela segunda Guerra mundial e isso me chamou atenção no filme também, principalmente porque o foco dessa vez são os países da Europa. O figurino é divino, desde às peças mais básicas, até as peças burlescas das apresentações, e os espetáculos musicais são extremamente bem elaborados. Humor leve com pitadas de drama garantidos.


Essas abaixo são fotografias reais do tetro - A parte em que as dançarinas estão dormindo, é quando Hitler invadiu a Inglaterra e eles tiveram que se refugiar no própio teatro.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: