sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Atores que interpretaram deficientes visuais no cinema

Esse post foi inspirado no filme que vi ontem no canal TCM, perfume de mulher com o meu amado Al Pacino, então comecei a lembrar de alguns filmes nos quais os protagonistas eram deficientes visuais, nessa lista você vai encontrar de comédia à suspense, mas todos os filmes abordam de alguma maneira um assunto muito sério que é o direito dos deficientes visuais e suas dificuldades diárias.


Jamie Foxx - Ray (2004)
O filme conta a história do cantor e compositor Ray Charles - Em 1932 Ray Charles nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. 

Val Kilmer - A primeira vista (1999)
O filme conta a história de um casal apaixonado, com um detalhe em especial: ele é cego. Até que um novo tratamento experimental que pode fazer com que ele enxergue novamente muda completamente suas vidas. 

Richard Pryor - Cegos, surdos e loucos (1989)
O dono de uma banca de jornais, Dave Lyons (Gene Wilder), que é surdo, dá um emprego para Wallace "Wally" Karue (Richard Pryor), que é cego. Perto da banca há um assassinato cometido por Eve (Joan Severance), uma matadora profissional, mas a vítima conseguiu se livrar de uma aparente moeda (na verdade um supercondutor de energia) misturando com outras moedas, que haviam na banca. Wally ouviu um tiro e Dave só viu as pernas de Eve, mas quando a polícia chega os dois são presos como suspeitos. Como Eve e seu cúmplice inglês, Kirgo (Kevin Spacey), não encontram na valise da vítima o material "encomendado" pelo mandante, Sutherland (Anthony Zerbe), então Eve e Kirgo se passam por advogados que querem libertar os acusados, pois têm certeza que a "moeda" está com eles. Mas Wally e Dave fogem e são perseguidos, pela polícia e pelos bandidos. 

Björk - Dançando no escuro - (2000)
Selma Jezkova (Björk) é uma mãe-solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene (Vladan Kostig), um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho isto foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill (David Morse) e Linda (Cara Seymour), seus vizinhos, juntamente com Kathy (Catherine Deneuve), uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos. 

Edward Albert- Liberdade para as Borboletas (1972)
Don Baker (Edward Albert) é um deficiente físico que decide sair dos braços super-protegidos da mãe e ir morar sozinho na San Francisco. Ele então conhece a bela jovem Jill Tanner (Goldie Hawn), que causará muitos desentendimentos com a mãe do rapaz.
 

Leslie Nielsen - Mr. Magoo
Após o mais valioso rubi do mundo, conhecido como Estrela do Curistão, ter sido roubado de um museu, a gema fica acidentalmente com Mr. Magoo (Leslie Nielsen), um ricaço que tem uma péssima visão mas não usa óculos. Isto sempre o coloca em confusões e ele se vê metido em mais uma quando os bandidos se aproximam dele para recuperar a pedra, pois um grande leilão está anunciado onde os chefões do submundo vão aparecer para tentar comprá-la. Mas Ortega Piranha (Miguel Ferrer), um criminoso brasileiro que é famoso por nunca aparecer, planeja comprar o rubi para dar de presente para sua noiva. 

Jessica Alba - O olho do mal (2008)
Sydney Wells (Jessica Alba) é uma violinista renomada, que sofreu uma tragédia na infância que a deixou cega. Ela sempre sonhou em fazer uma cirurgia de trasplante de córneas e, quando finalmente consegue, recupera a visão. Para se adaptar à nova situação ela conta com a ajuda de sua irmã Helen (Parker Posey) e do dr. Paul Faulkner (Alessandro Nivola), um neuro-oftamologista. Porém logo Sydney passa a ver imagens sombrias e aterrorizantes, que a assombram. Sem saber se a situação é consequência da adaptação de seu cérebro à nova situação, Sydney passa a desconfiar que a causa está ligada ao doador anônimo das córneas usadas em sua operação.  

Al Pacino - perfume de mulher (1992)
Em busca de realizar um antigo sonho, um militar cego contrata um jovem e inexperiente estudante para ajudá-lo a passar um fim de semana em grande estilo.

Roger Daltrey - Tommy (1969)
Tommy é um filme musical baseado na "ópera rock" lançada em 1969 pelo The Who que tem a participação de Elton John, Eric Clapton e grandes músicos. Durante a II Guerra Mundial o Capitão Walker é considerado morto em batalha. Sua esposa Nora Walker fica com a tarefa de cuidar sozinha de Tommy, filho recém-nascido do casal. Nora se envolve com Frank Hobbs, mas em 1951 seu antigo marido retorna repentinamente e é morto por Frank. O garoto Tommy presencia tudo, mas sua mãe e seu padrasto insistem que ele não viu, ouviu e não vai falar nada a ninguém, e em consequência Tommy se torna cego, surdo e mudo. Já adolescente, Tommy se torna um campeão de pinball, trazendo fama e fortuna para sua família. Depois de curado, ele se torna uma espécie de figura messiânica e angaria um culto de seguidores, que no final rejeitam seus ensinamentos e o abandonam.
  
Audrey hepburn - Um clarão nas trevas (1967)
São dois: Susy, que ficou cega recentemente e ainda está aprendendo a viver em um mundo escuro, e Roat, um assassino psicótico. Roat quer uma boneca recheada de heroína, que ele acredita estar com Susy, que por sua vez deseja apenas permanecer viva, um dos melhores filmes de supense que ja vi.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Júlia Carvalho disse...

ué, faltou "luzes da cidade" do Charlie Chaplin! rs

chérie candy disse...

Poxa, pior é que faltou mesmo. :( Obrigada por lembrar. ^^